sexta-feira, 18 de março de 2011

Serenata do Centenário da Universidade do Porto

"O Centenário da Universidade do Porto é uma efeméride de grande simbolismo na vida da instituição. Sobretudo porque, ao longo de 100 anos, a nossa Universidade conheceu uma sucessão de feitos notáveis e realizações virtuosas que merece ser devidamente celebrada. Há toda uma venturosa caminhada histórica que desejamos manter viva, para que as novas gerações compreendam a dimensão do desígnio em que tantos se empenharam e possam assim replicar, no actual contexto e no tempo que está para vir, o exemplo de esforço, sabedoria e generosidade dos seus antepassados."

in Mensagem do Reitor para o Centenário da UP,
José Carlos Marques dos Santos
Reitor da Universidade do Porto

Fazendo jus às palavras do digníssimo reitor da Universidade do Porto, ao ouvirem-se as 12 badaladas do dia 22 ouvir-se-ão, novamente, os acordes das guitarras que entoarão pelos jardins da cordoaria e arruamentos anexos, daquela que é uma histórica tradição que se deseja manter viva.

Falamos pois da Serenata do Centenário da UP, brindada pela massa extrema da tradição da academia, os Grupos de Fado Académico (ou da Canção de Coimbra), que dirão o que não se diz, pelo som das guitarras.
Serão os "Mestres de Avis" desta nobre noite os Grupos de Fado Académico do Orfeão Universitário do Porto (OUP), das faculdades de Ciências (FCUP), Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), Direito (FDUP), Engenharia (FEUP), Farmácia (FFUP), Letras (FLUP) e Medicina (FMUP), e do ICBAS.

E será com o maior prazer que nos apresentaremos, assim, mais uma vez à academia e daremos graças por pertencer à geração do centenário, de mui nobre instituição, com os nossos humildes tons e sons.

At kalendas XVII+I / III / MMXI
per
G. F. Nutricius
DVRA PRAXIS
SED PRAXIS

Sem comentários: